Erros comuns que cometemos com a máquina de costura

Olá pessoal! Vocês viram o nosso vídeo lá no nosso canal do youtube, explicando como usar nossa máquina de costura? É um passo a passo básico, mas super útil para que acabou de comprar ou ganhar uma máquina e ainda está um pouco perdido.

Pensando naquele vídeo, resolvemos fazer um post aqui falando dos erros que cometemos ao usar nossa máquina.  É inevitável cometer erros! As vezes por falta de conhecimento ou mesmo pressa ode costurar. É fácil esquecer – ou simplesmente não perceber – todos as pequenos detalhes que

podem fazer com que a nossa máquina se revolte contra nós, caso não sejamos cuidadosos.

Listamos aqui, alguns desses probleminhas. A boa notícia é que eles são super fáceis de resolver! =)

1) A linha escapa da agulha no momento da costura

– Em primeiro lugar, certifique-se de ter alguns centímetros de linha puxados pela agulha e para trás da máquina antes de começar.
– Em segundo lugar, verifique se a agulha está na posição mais alta antes de começar a costurar.
Como você pode saber se sua agulha está totalmente levantada? Verifique se você consegue ver o gancho de prata – ou a alavanca de engate – na parte superior de sua máquina.
Se você não conseguir, simplesmente gire o volante em sua direção até que ele apareça (ou pressione o botão para cima se o seu equipamento tiver um).

2) O tecido está balançando como um louco

Abaixe seu calcador! O calcador mantém o tecido no lugar para que você possa costurar com perfeição, e não com estilo livre.

3) A costura está desigual, com os fios repuxados ou folgados demais

Se a costura parecer amarrotada de um lado e apertada no outro, sua primeira reação pode ser responsabilizar a configuração de tensão do fio em sua máquina.
Às vezes pode ser isso mesmo, tente ajustar o disco de tensão e teste o processo em um pedaço de tecido até que a costura pareça uniforme em ambos os lados do tecido. No entanto, muitas vezes, não é o botão de tensão que precisa ser alterado. É a maneira como você colocou a bobina, o que também afeta a tensão.

Retire sua bobina da caixa de bobina da máquina e verifique se você a colocou do lado correto – geralmente com a linha desenroscando no sentido anti-horário, mas verifique o manual da sua máquina caso seja diferente – e que a linha seja puxada pelas ranhuras da bobina caso.

4) Sua costura continua com o fio puxado

Novamente, isso pode significar que é preciso ajustar o botão de tensão, mas, antes de fazer isso, verifique se o fio de seu carretel não está preso nos pequenos discos de tensão de prata na parte superior da máquina. Você teria colocado o fio aqui antes para enrolar a bobina, mas quando você enfiar a linha na máquina, você precisa tirá-la, caso contrário, ela cria muita tensão no carretel – e, portanto, pontos super apertados.

5) Os fios da bobina e do carretel estão presos, travando a costura

Este é outro problema muito comum. Às vezes, os fios ficam presos dentro da caixa de bobina, forçando a vocês arrancá-los ou até mesmo desenroscar a chapa da agulha para retirá-los.
– Em primeiro lugar, antes de começar a costurar, verifique se as linhas do carretel e da bobina estão saindo em direção à parte traseira da máquina – caso contrário, elas podem ficar torcidas na costura.
– Em segundo lugar, comece a costurar alguns milímetros em vez de na borda do tecido (em seguida, volte um pouco para que você não deixe nenhum pedacinho do tecido sem costura).

Se não houver tecido suficiente embaixo da agulha quando você começar a costurar, a linha do carretel ficará emaranhada com a linha da bobina por baixo e causará nós. Às vezes, a agulha empurra a borda do tecido para a parte inferior da máquina para juntá-las em uma grande bagunça desajeitada.
Pela mesma razão, quando estiver terminando a costura no final de um pedaço de tecido, deixe alguns milímetros antes da borda (e depois costuro a ponta para não deixar nenhum buraco) – caso contrário, se você costura o final e, em seguida, tenta voltar atrás no final, seus fios ficarão emaranhados.

A dica mais importante é: LEIA O MANUAL DA SUA MÁQUINA! Ou então, assista aos tantos vídeos disponíveis no YouTube sobre como usar a máquina, mesmos as mais antigas, tem muitos vídeos que irão te ajudar e muito!

Esperamos que vocês tenham achado útil esse material!

Existe algum erro que você cometeu quando começou a costura que você queira compartilhar com agente? Deixe suas próprias dicas nos comentários!

PS: Ahh e se você ainda não tem sua máquina ou esta pensando em comprar uma nova, não deixe de conferir nosso post sobre “Escolhendo uma máquina de costura” com certeza ele te ajudará logo nos primeiros passos.

Beijo grande, Lena e La.

Inscreva-se JÁ!
E acompanhe nossas aulas SUPER DIDÁTICAS e DIVERTIDAS.








0 Comentários

Deixe um comentário

Participe deste aprendizado!
Sinta-se a vontade, pois estamos aqui para bater-papo de costura :c)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *